Contramarco

ContamarcoA função principal do contramarco é servir como gabarito para acabamento do vão e para que as esquadrias sejam fabricadas com as mesmas dimensões. Através das medidas internas dos contramarcos, as dimensões das esquadrias são definidas com suas respectivas folgas de fabricação.

É fundamental a escolha correta de um contramarco em uma obra, porque através dele se fará a transmissão de cargas/esforços na fixação da esquadria para alvenaria. Serve também como referência interna e externa para acabamentos e revestimentos possíveis na alvenaria.

O eventual “embarrigamento”, tanto para dentro como para fora do contramarco, pode impossibilitar a colocação da esquadria – a tolerância é de 2 mm.

Para evitar o “embarrigamento”, devem ser colocados travamentos nos contramarcos ou gabaritos, possibilitando a sua retirada após o chumbamento. Esses elementos poderão ser utilizados em outros contramarcos de mesma dimensão.

Você sabia?

  • Que as grapas devem ser instaladas nos contramarcos eqüidistantes a cada 500 mm, próximo ao ponto onde se dará a fixação da esquadria.
  • Que o chumbamento do contramarco deve ser feito de forma em que a argamassa penetre em todo seu perímetro, de forma a preencher todos os espaços vazios na parte interna, evitando infiltrações.
  • A melhor forma de instalação da esquadria no contramarco é fazer com que os contramarcos saiam furados de fábrica, evitando esse procedimento na obra. Com isso, a esquadria é fixada nos furos pré-estabelecidos.
  • Para a instalação de uma esquadria, o contramarco deve estar limpo, sem resíduos de massa.
  • O contramarco deve ser limpo com um pano embebido em álcool para, posteriormente, receber o silicone ou a fita vedante entre o contramarco e a esquadria.

Clique aqui e saiba como colocar contramarco